Você tem um negócio, e para divulgá-lo resolve criar um site. Porém, o seu objetivo consciente de ter esse site é ser encontrado e divulgar a sua marca. Mas, na realidade o que toda empresa deseja é que as pessoas que acessarem o site encontre o que ele precisa, e resolva adquirir o produto ou serviço.

A grande questão, que com frequência acontece com muitas empresas, é não pensar no desenvolvimento das páginas do site de forma estratégica, visando a conversão em si desses visitantes. Acabam criando campanhas que até conseguem atrair os visitantes, contudo falha no resultado final que é transformá-los em vendas.
A sigla CRO significa Conversion Rate Optimization, ou seja, Otimização de Conversão. São estratégias alinhada a uma série de práticas que visam aumentar as conversões através do aproveitamento do tráfego do site.
Essa prática consiste na qualidade do site e de suas páginas, fazendo com que os visitantes consigam encontrar o que desejam e conclua uma conversão.
Conversão
Podemos dizer que uma conversão é quando uma pessoa realiza uma ação. Porém, o foco de muitas empresas está na conversão em lead e venda, mas na estratégia de CRO é muito mais abrangente, como descrito abaixo:
Realizar uma solicitação de contato com um vendedor
Efetuar uma compra em uma loja virtual
Iniciar um teste gratuito por determinado período
Ler alguns conteúdos com informações chaves que podem auxiliar ele em uma decisão
Clicar em um banner
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Cadastro para uma oferta gratuita de um curso
Taxa de Conversão
Através da taxa de conversão você consegue mensurar se suas ações nas páginas estão trazendo os resultados desejados, ou se será necessário realizar melhorias.
Para calcular sua taxa de conversão faça da seguinte forma:
Nº de leads gerados: 50
Nº de visitantes do site: 1000
Tx de conversão = 50/1000 = 0,05 x 100 = 5%
Você pode fazer o cálculo por todo o seu funil de vendas.
Visitantes que converteram em leads
Leads que converteram em oportunidades
Oportunidades em clientes
Vamos então as estratégias que você precisa realizar.
1º passo: Encontrar oportunidades de otimização para priorizar conforme seu objetivo de negócio. É necessário fazer experimentos, até que você descubra o que de fato faz sentido para o seu público. Faça um brainstorming com sua equipe para saber o que priorizar.
2º passo: Modelagem e Execução - Desenhe o seu experimento de forma clara, alinhe para que ele possa mensurar o real objetivo do seu experimento. Tendo o desenho pronto, parta para execução.
3º passo: Registro do conhecimento e implementação - analise o que você determinou na modelagem e o que de fato aconteceu, que tipo de aprendizado você tirou e se ele deve ser repetido ou melhorado.
Para ajudar você segue algumas ferramentas para o processo de CRO:
Google Optimize - ferramenta de teste do Google para identificar páginas do site que precisam ser melhoradas. Acesse a ferramenta.
VWO - possui opções edições de páginas para rodar teste A/B e muitas outras funcionalidades bacanas. Acesse a ferramenta.
Calculadora de teste A/B da Resultados Digitais - calcula o tamanho de uma amostra. Irá mostrar a viabilidade de um experimento. Acesse a ferramenta.
Google Analytics - possui recursos para executar testes A/B. Acesse a ferramenta.
Hotjar - ferramenta que ajuda a melhorar a experiência dos visitantes. Acesse a ferramenta.
Optimizely - permite criar variações de uma página para teste. Acesse a ferramenta.
Agora é só fazer seus experimentos.
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