Fui demitido. E agora?
- Viviane Ribeiro
- 24 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Diante do cenário de inúmeras demissões em empresas como: Google, PayPal, Spotify, Dell, dentre outras. Foi identificado um aumento de 20% de postagens com a hashtag “#opentowork” no LinkedIn em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo informado pelo próprio LinkedIn.
Se você foi impactado pela onda de demissões, ou saiu recentemente de alguma empresa e também está #opentowork, saiba como utilizar o LinkedIn da melhor forma possível para se reposicionar no mercado e atrair a visibilidade dos recrutadores para o seu perfil.
Criar um post informando a sua rede que está aberto ao mercado é sim uma boa estratégia, porém a forma como você faz isso pode ser visto de forma positiva ou negativa. Pondere os clichês "fechando um ciclo", "encarando novos desafios", além de não fazer mensagens apelativas e de caçadores de likes como "curtir para me ajudar a conseguir uma vaga", marcar uma série de empresas apenas para chamar a atenção sem foco e estratégia.
Foque nos pontos positivos, projetos realizados, resultados, competências adquiridas, eventos que participou e o que foi agregado para a sua carreira.
Fortaleça o seu networking entrando em contato com sua rede, ampliando, trocando insights e compartilhando experiências.
Analise as vagas disponíveis, os seus requisitos, as competências exigidas, e prepare-se para se posicionar para voltar a procura de novas oportunidades.
Se você é daqueles que não se preocupava muito com a marca pessoal, esse vai ser o momento de repaginar seus perfis, refazer seu currículo e se posicionar novamente, e a melhor forma é se manter ativo no LinkedIn.
As oportunidades existem para quem está disposto a procurar por elas.

Comments